Projeto de Turma "A A ventura da Terra" - Antes da visita





No início de uma aula em Dezembro  e antes de conhecermos ao pormenor o Projecto foi-nos apresentado um PowerPoint, pela professora estagiária, onde ao longo de uma aula descobrimos o que íamos investigar, quando, onde e como.


No PowerPoint, encontrava-se um pequeno vídeo que suscitou discussão acerca da formação do Universo e do Planeta Terra (http://education.natural-europe.eu/mnhn/):


Ao longo dessa aula, encarnamos o papel de investigador e como tal surgiu-nos após intensa discussão algumas questões às quais gostaríamos de responder.


1-Há vida noutros planetas?
2-Como será o mundo no futuro?
3-Será o universo limitado ou ilimitado?
4-Haverá evolução nas espécies?
 5-Irão surgir novas espécies?
6-Poderão ser descobertas novas espécies?
 7-Qual será a evolução da espécie humana?
8-Como surgiu o Homem?
9-Porque é que só o homem evoluiu demonstrando capacidade de raciocínio?
10-Poderão voltar a existir espécies já extintas?
 11-O que existiu antes do Big Bang?
12-Haverá outros sistemas solares?
13- Existiu evolução das células?
14-Qual foi a primeira espécie a existir no planeta?
15.a-Serão os recursos naturais limitados? 
15.b-Como superar essa limitação?
16-Como será atividade sísmica/vulcânica no futuro?
17-Poderemos viver como uma atmosfera artificial? (Como na lua)
18-Será a atividade vulcânica o único fator responsável pela existência de atmosfera?
19-O que acontecerá se o sol desaparecer?

Para podermos responder, através da procura de provas, a estas questões, realizámos uma visita de estudo ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência, à exposição "A Aventura da Terra". Definiu se grupos de trabalho que ficaram responsáveis por 3 a 4 questões.

Já que estávamos no Museu aproveitámos para visitar outras exposições que se encontram permanentes no museu, tais como, Exposição Histórica e Participativa de Física, Laboratório Chimico da Escola Politécnica, Exposição "Formas e Fórmulas" e Exposição "Colecção naturalista".

No PowerPoint apresentado na aula, estava um guião que tem um problema: está incompleto!

Aqui, a professora estagiária pediu-nos para completar o guião apelando à nossa imaginação e ao nosso sentido de investigação, uma vez que essa vertente, na das Ciências, é importante.

Como bons cientistas que somos, antes de irmos investigar em situação real, ou seja, neste caso no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, fomos fazer uma pesquisa na Bibliografia recomendada pela professora e na Web e no dia da visita tivemos de entregar o guião  modificado por nós com as respostas prévias feitas pelo grupo de investigação.

1 comentário: